Após alguma experiência online apercebemo-nos da escassez de sites científicos em língua Portuguesa. Por esse motivo decidimos criar o
nosso primeiro blog dedicado a várias áreas do saber, para pessoas, que como nós, vejam o conhecimento como uma recompensa e se movam pela curiosidade.

Este blog vai abordar diferentes temas, é de notar que cada um de nós tem as suas preferências.
Em geral os nossos temas serão:
Ciência, História, Personagens históricas, Mitologia, As nossas opiniões sobre diversos assuntos,Enigmas,Tecnologia e Mitos e Verdades.
Pretendemos todas as semanas publicar pelo menos quatro artigos.
Se tiveram alguma questão que gostassem que nós esclarecessemos, por favor digam nos comentários

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Ciência - Bocejar

Todos bocejamos, mesmo quem ainda está no interior do útero de sua mãe, quando estamos cansados, aborrecidos, ou até mesmo excitados, mas não somos os únicos, quase todos os vertebrados (peixes, mamíferos, aves, répteis e anfíbios ) bocejam, no entanto apenas nós, cães e chimpanzés os acham contagiantes.


Image result for bocejo

O acto de bocejar ainda não é muito compreendido, no entanto há varias teorias que tentam explicar a razão dos nossos bocejos, as mais comuns são:

-Bocejamos para extrair dióxido de carbono do sangue e aumentar a quantidade de oxigénio disponível no corpo. A falsidade desta teoria foi no entanto provada pois quando fazemos exercício não bocejamos mais. Para além disso testes onde sujeitos recebiam muito oxigénio e dióxido de carbono lhes era removido do sangue, continuaram a bocejar com a mesma frequência.

-Bocejamos para arrefecer o cérebro. Quando bocejamos a nossa caixa torácica expande e o diafragma desce, o que obriga os pulmões a expandirem e absorverem ar. Depois os músculos intercostais (entre as costelas) e o diafragma relaxam, permitindo que algum ar saia. Este fluxo de ar frio passa pelas vias respiratórias que ficam muito próximas do cérebro o que faz com que este arrefeça. O nosso cérebro não é nada mais que um computador muito avançado, e como qualquer outro computador ele aquece, ficando menos eficaz no processo. Logo, mantê-lo á temperatura certa é importante. Esta teoria explica o motivo pêlo qual cães bocejam antes de caçar, corredores olímpicos bocejam antes de correr, e nós bocejarmos ao fim de um dia cansativo em que o cérebro passou o tempo todo a trabalhar, e está como consequência quente. 

Nenhuma destas teorias explica no entanto porque é que bocejamos quando estamos aborrecidos.

O contágio de bocejos também não é percebido mas a verdade é que ver, ouvir ou meramente ler sobre bocejos é o suficiente para criar uma vontade de bocejar em qualquer pessoa a cima dos 4 anos (não se sabe porquê mas menores de 4 anos são imunes a este efeito). Por esse motivo provavelmente deves ter sentido vontade de bocejar várias vezes ao ler este artigo.

Pensa se no entanto que este efeito tem alguma coisa a ver com o facto de sermos seres sociais: Se eu tiver sono e bocejar, influencio te para bocejares também e ficares com sono, dessa forma ambos dormimos ao mesmo tempo e estamos acordados ao mesmo tempo, permitindo melhores interacções sociais entre nós.

Para concluir bocejos são para nós, humanos, um grande mistério, mas talvez um dia saberemos os seus motivos de existência, agora se não se importam estou farto de bocejar.

Hugo

Sem comentários:

Enviar um comentário