Após alguma experiência online apercebemo-nos da escassez de sites científicos em língua Portuguesa. Por esse motivo decidimos criar o
nosso primeiro blog dedicado a várias áreas do saber, para pessoas, que como nós, vejam o conhecimento como uma recompensa e se movam pela curiosidade.

Este blog vai abordar diferentes temas, é de notar que cada um de nós tem as suas preferências.
Em geral os nossos temas serão:
Ciência, História, Personagens históricas, Mitologia, As nossas opiniões sobre diversos assuntos,Enigmas,Tecnologia e Mitos e Verdades.
Pretendemos todas as semanas publicar pelo menos quatro artigos.
Se tiveram alguma questão que gostassem que nós esclarecessemos, por favor digam nos comentários

sábado, 18 de fevereiro de 2017

Ciência - Cantar dos pássaros



Já alguma vez acordaste com belo cantar dos pássaros?
Já alguma vez te perguntaste, porque é que eles cantam, e o que é que estão a cantar?

Durante a manhã, o ar está, geralmente muito parado, isto acontece pois durante a noite o ar arrefece, e estando todo frio não há nenhum ar quente para subir, desta forma de manhã há muito pouco vento e perturbações, por isso o som viaja mais longe, algo que muitos pássaros aproveitam.

Os pássaros cantam, mas o que nos parece cantar é para eles a forma normal de comunicação, e, os machos aproveitam o alcance extra da madrugada para expulsar todos os outros machos do seu território. Aquelas lindas melodias não passam de insultos e ameaças entre machos.

É verdade que os machos cantam para atrair fêmeas, mas geralmente não de manhã, para além disso apenas cantam para elas, na altura da primavera, altura em que se reproduzem. Mas se os machos querem passar os seus genes para a geração seguinte, então cantar muitas vezes não é suficiente. Diferentes espécies têm diferentes estratégias, mas geralmente eles têm de construir um ninho, ou mostrar que são melhores que os outros machos, ou provar que conseguem caçar muito bem, como é o caso do Picanço:
Image result for picanço
Picanço-real (e sua presa)
Image result for picanço

Estas aves carnívoras espetam as suas presas em silvas, arame farpado, ramos partidos e pontiagudos (...). Fazem isto por diversos motivos, como não têm mãos precisam de segurar as presas para as comerem, podem armazenar comida desta forma, e, na altura do acasalamento, os que têm mais comida (e ás vezes objectos brilhantes) nos seus armazéns atraem mais fêmeas. Desta maneira  o picanço-real também  se consegue alimentar de presas que não comeria de outra forma, como insectos venenosos. Enquanto o insecto se encontra espetado, as suas toxinas vão-se detriorando até chegar ao ponto em que não há perigo comer.

Hugo

Sem comentários:

Enviar um comentário