Após alguma experiência online apercebemo-nos da escassez de sites científicos em língua Portuguesa. Por esse motivo decidimos criar o
nosso primeiro blog dedicado a várias áreas do saber, para pessoas, que como nós, vejam o conhecimento como uma recompensa e se movam pela curiosidade.

Este blog vai abordar diferentes temas, é de notar que cada um de nós tem as suas preferências.
Em geral os nossos temas serão:
Ciência, História, Personagens históricas, Mitologia, As nossas opiniões sobre diversos assuntos,Enigmas,Tecnologia e Mitos e Verdades.
Pretendemos todas as semanas publicar pelo menos quatro artigos.
Se tiveram alguma questão que gostassem que nós esclarecessemos, por favor digam nos comentários

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Mitos e Verdades- Estalar os dedos faz mal

Os meus pais sempre me disseram para não estalar os dedos porque era prejudicial para as minhas articulações, mas será que é mesmo verdade?



As articulações sinoviais (as articulações mais flexíveis do nosso corpo) realizam a comunicação entre duas extremidades ósseas e são aquelas que são mais fáceis de estalar.
Entre estas articulações existe o líquido sinovial que tem como função lubrificá-las. Podemos comparar a textura deste líquido com a clara crua de um ovo. Contém gases dissolvidos e essa é a característica que permite que os nossos dedos estalem.


Articulações sinovais


Ao forçarmos as articulações, afastamos as nossas extremidades ósseas mais do normal, aumentando assim o espaço entre  os ossos, no entanto a quantidade de liquido sinovial é a mesma. Cria-se uma zona de baixa pressão (para a mesma quantidade de substância, o volume é maior, o que significa que as partículas estarão mais livres) que expulsa o gás dissolvido do líquido.

O mesmo acontece quando abrimos uma garrafa de coca-cola e surgem bolhas de dióxido de carbono. Ao aliviarmos a pressão fazemos com que menos gás consiga ser "contido" no líquido e o dióxido de carbono dissolvido acaba por ser expulso.

Dentro da articulação criam-se bolhas que ao formarem-se originam o som característico do "estalar de dedos". Eventualmente a pressão do líquido colapsa e as bolhas de gás ao longo de aproximadamente 20 minutos, vão sendo dissolvidas no líquido sinovial. Por este motivo é que não se consegue estalar a mesma articulação duas vezes seguidas.

Para mostrar que estalar os dedos não levava a artrite (inflamação das articulações) Donald Unger no curso de 50 anos estalou  todos dias a sua mão esquerda (apenas a mão esquerda). Após esse tempo, nenhuma das suas mãos mostrava sinais de artrite.


À esquerda Donald Unger. À direita as suas mãos passados 50 anos de estalar dedos
                    

Pelo seu sacrifício foi premiado com o "Ig Nobel price" prémio muito parecido com o prémio Nobel mas com uma ligeira diferença; premeia descobertas que primeiro façam as pessoas rir e depois pensar.

Apesar de não te prejudicar, muitas pessoas são incomodadas por este som, portanto tenta evitá-lo.

Diogo



Sem comentários:

Enviar um comentário