Após alguma experiência online apercebemo-nos da escassez de sites científicos em língua Portuguesa. Por esse motivo decidimos criar o
nosso primeiro blog dedicado a várias áreas do saber, para pessoas, que como nós, vejam o conhecimento como uma recompensa e se movam pela curiosidade.

Este blog vai abordar diferentes temas, é de notar que cada um de nós tem as suas preferências.
Em geral os nossos temas serão:
Ciência, História, Personagens históricas, Mitologia, As nossas opiniões sobre diversos assuntos,Enigmas,Tecnologia e Mitos e Verdades.
Pretendemos todas as semanas publicar pelo menos quatro artigos.
Se tiveram alguma questão que gostassem que nós esclarecessemos, por favor digam nos comentários

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Ciência - Porque é que as plantas não são todas venenosas?

Já alguma vez te perguntaste isso?
Supostamente teriam evoluído alguma forma de se defenderem das pestes que são os animais herbívoros, constantemente a destruírem plantas.
E realmente isso acontece, e continua a acontecer, predador e presa estão numa constante corrida em busca das melhores estratégias de sobrevivência, e se considerarmos as plantas e os herbívoros percebemos que eles não são excepção. Praticamente todas as plantas naturais (as que não foram geneticamente modificadas pelo ser humano) são venenosas e como resposta a esta defesa os animais herbívoros desenvolveram resistências a estas toxinas.

Há no entanto excepções que envolvem a cooperação entre herbívoros e plantas, uma maceira por exemplo, as suas maçãs não são venenosas pois a maceira quer que elas sejam comidas por algum animal grande que é incapaz de digerir as sementes ricas em cianeto (uma toxina letal). Quando o animal defeca, deixa as sementes da maçã longe da maceira e cobertas por matéria orgânica (fezes), um bom local para germinar.

A maior parte das flores são venenosas, pois nenhuma planta quer que o seu órgão reprodutor seja comido, geralmente elas são ainda mais que os caules da respectiva planta.
Como animal hominívoro, o ser humano tem alguma resistência a estas toxinas, no entanto, a menos que saibas o que estás a fazer não deves andar por aí a comer plantas não identificadas como comestíveis , pois essa actividade pode ser o teu fim. No entanto muitas das plantas que comemos podem matar nos, os caules de tomateiros e de batateiras, e até  amêndoas. Mas geralmente depois de cozinhadas estas toxinas são decompostas (é o caso das amêndoas, são torradas antes de serem vendidas), e a planta torna se segura.
No entanto é importante mencionar que todos os anos pessoas (entre as quais crianças) são envenenadas por causa disto, e muitas delas morrem.

Hugo

Sem comentários:

Enviar um comentário