Após alguma experiência online apercebemo-nos da escassez de sites científicos em língua Portuguesa. Por esse motivo decidimos criar o
nosso primeiro blog dedicado a várias áreas do saber, para pessoas, que como nós, vejam o conhecimento como uma recompensa e se movam pela curiosidade.

Este blog vai abordar diferentes temas, é de notar que cada um de nós tem as suas preferências.
Em geral os nossos temas serão:
Ciência, História, Personagens históricas, Mitologia, As nossas opiniões sobre diversos assuntos,Enigmas,Tecnologia e Mitos e Verdades.
Pretendemos todas as semanas publicar pelo menos quatro artigos.
Se tiveram alguma questão que gostassem que nós esclarecessemos, por favor digam nos comentários

sábado, 18 de fevereiro de 2017

Ciência- Enjôos

Provavelmente já ficaste enjoado e com vontade de vomitar enquanto andavas de carro. Mas porque é que isto acontece?
Não se sabe ao certo porquê, mas a teoria mais aceite baseia-se na má interpretação de sinais sensitivos, por outras palavras o nosso cérebro fica muito confuso com a informação que está a receber.

Voltemos ao andar de carro:
Durante a viagem, os teus olhos vêm o interior do carro que está parado, para além disso os teus músculos estão relaxados; mas o teus ouvidos informam o teu cérebro que estás em movimento.

Para além da audição, os ouvidos têm outra grande função; dar-nos a sensação de movimento e equilíbrio. Na parte interior do ouvido existe o sistema vestibular que é constituído por três canais semi-circulares que sentem a rotação nas três dimensões e dois sacos cheios de fluído que ao moverem-se excitam pelos que informam o nosso cérebro se nos estamos a mover na vertical ou na horizontal. 
Desta maneira os nosso ouvidos conseguem determinar a direção, o ângulo e a aceleração do nosso movimento.
Sistema vestibular (canais semicirculares à esquerda e sacos de fluído em cima)

Esta confusão de sinais tem uma explicação evolutiva. 
O rápido desenvolvimento tecnológico da nossa espécie (com os carros,aviões,...) não foi acompanhado pelos nossos cérebros e por essa razão  estes vêm como única razão para esta má interpretação de sinais algum tipo de neuro toxina. Para salvaguardar a nossa vida o vómito é activado como mecanismo de defesa tentando expulsar a suposta toxina do nosso corpo.

É verdade que é uma sensação desconfortável, mas da próxima que sentires enjôos lembra-te, é só o teu subconsciente a preocupar-se.

Diogo

Sem comentários:

Enviar um comentário