![]() |
Estrutura molecular do diamante: a cinzento
estão os átomos de carbono, e a azul as ligações covalentes.
|
-Grafite, é uma pilha de camadas de grafeno, sendo o grafeno uma camada de carbono da espessura de um átomo em que cada átomo está ligado a outros três através de ligações covalentes. Estas ligações formam uma estrutura bidimensional de hexágonos. Como há presença de electrões livres, estes absorvem luz dando à grafite uma cor preta e tornando a num bom condutor de calor e electricidade. Como as camadas de grafeno não estão ligadas molecularmente entre si (estão presas umas às outras graças às forças de Van der Waals, responsáveis pela a atracção de moléculas) a grafite é muito frágil.Em 2004 na universidade de Manchester, Andre Geim e Konstatin Novoselov usaram fita-cola para remover camadas de um pedaço de grafite, e eventualmente obtiveram uma camada com um átomo de espessura, ou seja, descobriram grafeno.
Como o grafeno tem muitos electrões livres, ele conduz electricidade e calor muito bem, melhor que prata (o melhor metal condutor de calor e electricidade), é 200 mais forte que aço e é essencialmente transparente.
| Grafeno |
Existem muitos usos potencias para tal material maravilha como:
-Ecrãs tacteis, pois a sua alta condutividade permite a detecção de toques dos nossos dedos, para além disso é muito resistente e transparente.
-Filtração de água, pois grafeno permite a passagem de água mas não de muitas outras coisas.
-Dispositivos eléctricos e baterias, devido à sua uniformidade molecular e excelente condução eléctrica.
-Fins estruturais, devido à sua resistência.
Neste momento é difícil produzir grafeno, no entanto, também era difícil produzir silicone, mas com tempo e dinheiro chegamos lá. Talvez um dia estaremos rodeados de grafeno, mas até lá, esperarei...
Hugo


Sem comentários:
Enviar um comentário