Após alguma experiência online apercebemo-nos da escassez de sites científicos em língua Portuguesa. Por esse motivo decidimos criar o
nosso primeiro blog dedicado a várias áreas do saber, para pessoas, que como nós, vejam o conhecimento como uma recompensa e se movam pela curiosidade.

Este blog vai abordar diferentes temas, é de notar que cada um de nós tem as suas preferências.
Em geral os nossos temas serão:
Ciência, História, Personagens históricas, Mitologia, As nossas opiniões sobre diversos assuntos,Enigmas,Tecnologia e Mitos e Verdades.
Pretendemos todas as semanas publicar pelo menos quatro artigos.
Se tiveram alguma questão que gostassem que nós esclarecessemos, por favor digam nos comentários

sábado, 18 de fevereiro de 2017

Ciência - Peixe-Balão

Já alguma vez provaste Peixe-Balão num restaurante Japonês?

Se nunca provaste, provavelmente estás, neste momento, a pensar em enumeras razões para não o fazer, mas este peixe venenoso é muito apreciado pela cozinha japonesa.


O peixe-balão, a que os Japoneses chamam Fugu ("porco do rio") pertence à família Tetraodontidae, um grupo constituído por mais de 120 espécies. São muito lentos e por esse motivo desenvolveram tácticas defensivas para se protegerem dos predadores como:


Peixe-balão-de-espinhos-longos

-Espinhos (à excepção de Lagocephalus laevigatus);

-A produção de uma toxina - tetrodoxina ( que recebe o nome a partir da família Tetraodontidae) que é mais letal que o cianeto e que em doses ínfimas pode matar uma pessoa. O peixe-balão é 10 vezes mais mortífero que a viuvá-negra. 
Esta neuro toxina, já conhecida pelos egípcios, não se altera com a temperatura ( pelo que cozinhar o peixe não vai resolver o problema do veneno), leva à paralisia total e à morte por falência respiratória.


Estrutura química da tetrodoxina


-A capacidade de se insuflarem, o peixe-balão engole água e bombeia-a para o estômago, desta maneira expande-se e atinge um tamanho até 3 vezes superior ao normal, dissuadindo predadores,  pois para alem de ser tóxico, fica muitas vezes demasiado grande para ser engolido.



Peixe-balão-espinhoso 


O peixe-balão é uma iguaria no Japão, mas para obter a licença para o cozinhar, os cozinheiros têm um treino intensivo com uma prova final em que terão que preparar o peixe e comê-lo. 

Desde 2000, 33 pessoas morreram no Japão depois de comer Fugu. Na maioria dos casos, foram pessoas que tentaram preparar este peixe em casa e consumiram as partes venenosas que continham tetrodoxina,uma toxina para a qual não existe um antídoto

Portanto se algum dia quiseres provar esta iguaria certifica-te que recorres a um estabelecimento seguro e licenciado.


Vejam o chef Kunio Miura a preparar Fugu :

http://www.bbc.com/news/magazine-18065372 (link em inglês)


Diogo


Sem comentários:

Enviar um comentário